quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"CHEGA DE SAUDADE"


Crítica: Uma noite em um baile dançante, marcado por figuras do passado, saudades e decepções vividos por pessoas no inicio de sua terceira idade. O filme Chega de Saudades, traz a nostalgia da terceira idade e a forma que as pessoas escolheram para vive lá ou fazer com que ela passe de forma desapercebida e menos traumática.
Para muitos o filme pode parecer depressivo, ou se demonstrar de diversas formas para cada tipo de pessoa, cada um faz a sua auto-avaliação desse filme brasileiro, as meus olhos, achei um pouco cansativo, apesar de ser um excelente filme musical, com participações excelentes de Betty Faria, Cássia Kiss e demais elenco de altíssimo nível profissional.
A trama inteira se passa dentro de um salão de baile aqui em São Paulo com o nome de Chega de Saudade, lá as historias de vida se misturam e entrelaçam com os personagens conforme o ritmo da musica, cada um tem seu momento, que se deixa muito bem explicado pela diretora no ritmo e estilo de cada musica que a banda toca no decorrer do filme.
Como muitos filmes brasileiros, Chega de Saudades é extremamente reflexivo, cada pessoa vai ter a sua visão e entendimento do filme, de acordo com a sua faixa etária e com a vivencia de vida que teve, muitos dizem que é um filme para idosos, não creio que seja somente, alguns jovens casais estavam entre o publico e se deixaram embalar pelo ritmo da musica após o final do filme, posso dizer sem ser contraditório que chega de saudade é um filme que mostra uma das realidades da decadência das pessoas quando chegam em determinada idade, isso fica muito claro no papel que Betty Faria faz, ela traz a tona uma mulher bonita, porém no auge do seus 60 anos, que não desperta mais o interesse dos homens de sua idade, por mais que se esforce e seja atraente, como já ficou claro desde o começo do filme, ela é tida entre os freqüentadores como uma “figurinha carimbada”, isso é depreciativo para a sua imagem fazendo com que ela auto-mergulhe na sua condição solitária levando-a ao desespero de querer ser possuída e tomada como mulher novamente para talvez se sentir viva novamente, mesmo que isso lhe custe muitos mais eu uma simples dança.
Para se entender melhor o filme, veja o salão de baile, como se ele fosse uma enorme festa, que proporciona recordações e lembranças positivas para aqueles que estão cansados de viver e serem discriminados pela nossa sociedade. 

Ficha Técnica
Título Original: Chega de Saudade 
Gênero: Drama
Duração: 92 min. 
Ano: Brasil - 2008
Distribuidora: Buena Vista International 
Direção: Laís Bodanzky 
Roteiro: Luiz Bolognesi


TRAILER

http://www.youtube.com/watch?v=nANcvZspC0w&feature=player_embedded

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Gostaria de desenvolver para seus atendidos uma Oficina para resgatarem sua trajetória de vida ou trajetória da sua família.
    Assim vão exercitar a memória, intuição, organização, foco etc. evitando que detalhes dessas histórias únicas sejam apagados gradativamente pela ação do tempo.

    Além de melhorar a autoestima e autoconhecimento, proporcionando alegria e motivação para enfrentarem com maior vigor seus desafios cotidianos, entre outros benefícios.

    A Oficina será bem agradável e motivadora, sendo adaptada para o perfil e quantidade de participantes, podendo ser ministrada de forma presencial ou a distância,

    O material desenvolvido poderá se transformar num livro exclusivo reunindo textos e imagens, que será referência para familiares, amigos e todas as gerações.

    Sou escritor de histórias de vida, histórias de família e trajetórias corporativas com 37 anos de experiência, que poderá conhecer melhor em https://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    Vamos trocar ideias a respeito?

    Abraços, obrigado e até breve!

    Oscar Silbiger / Vida Escrita

    19 99217-7849 WhatsApp

    E-mail vidaescrita2016@yahoo.com

    ResponderExcluir